[TEC] 2ª Semana Ousada de Arte

O Tentacle Ensemble Collective foi convidado para participar da 2ª Semana Ousada de Arte da UFSC/UDESC, em Florianópolis, durante os dias 21 a 26 de setembro. A performance apresentada será *Experimento 3: Urbanóide & Bobby Fischer*.

Neste caso, o coletivo ressignifica a mente matemático-abstrata contextualizando-a em um panorama urbano. Propondo assim, uma manobra onírica cuja interpretação realista desembarca no cotidiano. O tabuleiro, nesse caso, é um simulacro da sociedade onde as peças e público são devorados em rituais catárticos.

♖♘♗♕♔♗♘♖
♙♙♙♙♙♙♙♙




♟♟♟♟♟♟♟♟
♜♞♝♚♛♝♞♜


Quando Bobby Fischer morreu, a mágica da lógica morreu com ele. A performance *Urbanóide & Bobby Fischer* não é uma homenagem, é, antes disso, uma tentativa de perfilar o comportamento desse monstro contraditório.

Segue o release do festival:

A Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC é a expressão de uma proposta que une duas instituições públicas numa parceria artística e cultural.

Organizada pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Semana Ousada de Artes deste ano de 2009 procura apresentar a Universidade como fonte de ousadia. Se, algumas vezes, as Universidades são vistas como local de transmissão do conhecimento já sedimentado, nós queremos mostrar que elas podem ser o lugar da invenção do novo. A pesquisa aqui deixa os sisudos laboratórios dando razão à imaginação.

A UFSC e a UDESC oferecem hoje vários cursos ligados à arte: cinema, artes cênicas, design, arquitetura (UFSC); artes visuais, moda, artes cênicas, música, design (UDESC). A pesquisa nestas áreas, em ambas as Universidades, dá origem a novas tendências nas artes. É o que vamos mostrar nesta semana, num cruzamento de caminhos e idéias. Vários espetáculos mostrarão o imbricamento entre várias formas de arte: música, performances, artes visuais. É o caso do Teatro Mágico e do Tentacle Emsemble. Nesta semana, teremos ação educativa, dança, diversas oficinas, peças de teatro, exposições de moda, apresentações de curtas, performances, música erudita e popular, artes visuais, arquitetura e design.

E não faltará uma reflexão sobre tudo isso: no Seminário sobre Arte e Filosofia será discutido o sentido de dizer *Isso é Arte*.